A força de uma nova "indústria"
Se
o Brasil está se restaurando economicamente, é por causa das exportações.
Indicadores mostram que setores, como o automotivo e o petrolífero, têm ajudado
a manter a balança comercial brasileira em um patamar menos crítico. Apesar dos
empresários do mercado interno ainda sentirem que estão “pisando em ovos”, os
números no âmbito exportador revelam uma realidade econômica menos dura. A compra
de veículos por outros países, por exemplo, aumentou em 61,8% nos
cinco primeiros meses de 2017, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Ou seja, os gringos estão pedindo por mais produtos
“made in Brazil”.
Neste
cenário, enquanto os economistas projetam expectativas das mais diversas
naturezas para os “superestimados” setores da indústria, uma nova cadeia
produtiva brasileira emerge internacionalmente: a fabricação de memes. Tal indústria
não deve ser desprezada. Recentemente, por exemplo, a Cuca, bruxa-jacaré criada
por Monteiro Lobato para a obra “Sítio do Picapau Amarelo”, tornou-se o meme
favorito dos americanos, que passaram a usá-la para representar diversas
situações. O fofoqueiro blogueiro Perez Hilton até se “apropriou” da personagem
– com intuitos mercadológicos, é claro!
Carecemos
de especialistas que saibam explicar o sucesso do Brasil na exportação de conteúdos
virais. Na última semana, o país reforçou ao mundo uma de suas mais notáveis especialidades:
a de quebrar a internet. A responsabilidade ficou a cargo de Maria Odete Brito
de Miranda, a Gretchen. Aliás, ela faz escola nesse quesito por ser ninguém
menos que a “Rainha dos Gifs”.
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Gretchen e Cuca: exportação brasileira em alta (créditos: Fábio Pamplona e Divulgação) |
A cantora, dona de três hits atemporais – e que ressurgiu das cinzas - alçou vôo internacional na música pop ao estrelar o lyric-video de “Swish Swish”, single de Katy Perry com participação da rapper Nicki Minaj, oriundo do recente (e muito criticado) álbum “Witness”. De fato, a popstar norte-americana promoveu uma “jogada perfeita” ao convidar a brazuca para participar do projeto. E também ensinou “o padre a rezar a missa”, já que essa não é a primeira vez que a realeza nacional do derrière sacode a web.
Para
entender o porquê da curiosa parceria, é preciso recapitular alguns
acontecimentos. Em entrevista à rádio Kiss FM UK, no dia 26 de junho, Katy Perry afirmou que “Swish Swish” teria um clipe produzido especificamente para a internet. No entanto, a moça fez suspense e não revelou mais informações a
partir daí. Pois bem, ao tomar conhecimento do contexto em que o clipe se
desenvolve, a participação de Gretchen faz todo o sentido, uma vez que ela é
uma figura bastante representativa na internet. Portanto, vai ao encontro com o conceito
proposto para o vídeo. O jeito espontâneo de se expressar da brasileira inspira
a criação de memes e gifs caricatos,
que viralizam a nível mundial. Sim! Quer constatação maior do que Bruno Mars,
Troye Sivan e a ex-RBD Dulce María compartilhando imagens da “Disco Diva”?
E
foi graças a esse processo de globalização dos memes e gifs da Rainha do Bumbum (ou “Queen of Booty”?) que Katy Perry
soube de sua existência. Os “filhotchens” (prazer, fanbase da “Rainha do Rebolado”) inundaram a timeline das redes sociais da intérprete de “Firework” com gifs da musa. Katy gostou do que viu e logo teve o brilhante
insight de convidá-la para uma parceria.
O
clipe foi gravado em Salvador há duas semanas, em parceria com o grupo baiano
FitDance. Toda a direção ficou a cargo da própria Katy, que diretamente de Los
Angeles, passou as coordenadas – via Whatsapp.
Sob o comando da diva pop, Gretchen fez
caras e bocas para a câmera, rebolou, foi carregada pelos bailarinos e até
beijou uma bola de basquete. Ou seja, foi ela mesma, “a Gretchen que o Brasil
ama”.
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Gretchen + clipe de de Katy Perry = renovação de memes (créditos: Natalia Abreu) |
Resultado? A mistura audiovisual entre Gretchen, Katy Perry e Nicki Minaj rendeu a conquista do recorde de lyric video de artista feminina mais assistido na VEVO nas primeiras 24 horas de estreia, com mais de 6,2 milhões de acessos. Imagine se convertêssemos esses números em cifras, hein? Eis o poder da “Conga, conga, conga”!?
Além
disso, a voz, ou melhor, a dona dos gemidos de “Melô do Piripipi (Je Suis La Femme)” foi manchete em
veículos de imprensa internacionais, como Buzzfeed e Billboard.
Depois
de tudo isso, alguém ainda duvida da força do Brasil no mercado exportador? E
pode botar a Gretchen, a Cuca e outros memes nessa conta.
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