Veículos de imprensa do Brasil se adaptam ao formato web


Veículos de imprensa do Brasil se adaptam ao formato web

Processo de adaptação pauta-se nas sete premissas básicas do webjornalismo

Por Leonardo Amorim

A prática do webjornalismo no contexto brasileiro é uma realidade que está se tornando cada vez mais perceptível, considerando que o número de usuários das plataformas online não para de crescer. Até mesmo veículos de outras formatos, como impresso, rádio e TV, estão se sentindo obrigados a se renderem as multifuncionalidades oferecidas pelo webjornalismo. 

Uma das vertentes mais exploradas pelos sites brasileiros no que tange ao webjornalismo é a hipertextualidade. Segundo Canavilhas (2010), tal marca permite construir novos modos de se noticiar. Além disso, o autor se refere a tal mecanismo como um dos mais utilizados pelos webjornais. Os hipertextos, de fato, compõem boa parte das matérias onlines. Com base em Theodor Nelson, Canavilhas (2010) define o hipertexto como “uma série de blocos de texto ligados entre si por links, que formam diferentes itinerários para os leitores”. Veículos como G1, Uol e Folha de S. Paulo corroboram a popularidade dos hipertextos. Além de oferecerem uma leitura didática, eles remetem a outras possibilidades de leitura sobre o mesmo assunto . Assim, mais do que texto, o leitor pode interagir com imagens, sons, vídeos e outros recursos de conteúdo de outras plataformas.


O G1 utiliza bastante recursos de hipertexto. Neste caso, o portal disponibiliza links das principais manchetes do dia ao longo do texto. Entretanto, vale lembrar que o hipertexto pode levar o internauta a sites externos, como um de órgão público ou de uma ONG. 




Hipertexto é característica marcante do site G1 


Outra característica do webjornalismo que permeia o trabalho dos sites brasileiros é a multimidialidade. Sobre esta, a premissa básica gira em torno de fornecer informações para todos os sentidos. Salaverria (2010) diz que veículos "multimedias" expressam conteúdos com pelo menos dois tipos de linguagem. Um exemplo prático, segundo este autor, seria o próprio jornal impresso, que apresenta texto e imagem, ou seja, duas linguagens distintas (bimedia). Diversos sites no Brasil estão aplicando essa característica ao agregar vários tipos de linguagem em uma matéria jornalística. Abaixo temos o exemplo da Veja, que traz entrevistas em formas textuais e também  em vídeo.





Além do texto escrito, o site da revista Veja traz outros recursos midiáticos que complementam a matéria, como por exemplo, vídeos

Além de informar para os cinco sentidos, os webjornais brasileiros detêm a capacidade de armazenar o conteúdo produzido para acessos avulsos. Graças aos avanços tecnológicos, os textos puderam ser digitalizados e por tanto, arquivados. A memória é uma característica impregnante no webjornalismo, pois facilita pesquisas dos leitores e o trabalho de editores e jornalistas que precisam recorrer a materiais antigos. Assim, ao produzir uma matéria e arquivá-la no site, o webjornalista estará registrando uma "memória", que futuramente poderá vir a conhecimento público ao ser acessada, e até mesmo embasar matérias posteriores sobre o mesmo assunto.

No exemplo abaixo, o site Tecmundo registra uma espécie de timeline que mostra as notícias publicadas. Dado o tempo em que se encontram, elas são recentes. Mas mesmo passados um mês, se o leitor tiver interesse em procurá-las, ainda será possível achá-las arquivadas no site.




O site Tecmundo apresenta o requisito "memória" ao disponibilizar conteúdos de acordo com a data de publicação

A interatividade é outra marca primordial do webjornalismo. Rost (2010) diz que ela é um dos pontos mais importantes quando falamos sobre a relação da internet com o jornalismo atual. Aliás, graças a tal característica, ocorre a interação entre leitores e webjornais. Recursos como enquetes e sugestões de contato são exemplos práticos dessa questão. 

Logo abaixo, o exemplo vem do site de música  Popline, que além de sugerir playlists aos leitores enquanto navegam, deixa seus contatos e redes sociais para os interessados. 




A interatividade no site Popline cede aos leitores informações acerca do veículo: o que ele é, onde está nas redes sociais, como funciona a parte de publicidade...

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